Resenha: Contos Inacabados (J.R.R. Tolkien)

Capa contos-inacabados

Fazendo uma sequência meio louca do que foi as minhas leituras dos livros do J.R.R. Tolkien, o livro Contos Inacabados seria (é) o sexto livro que leio. Entre eles estão em minha ordem de leitura O Hobbit, Árvore e Folha, Mestre Gil de Ham, O Silmarillion, Os filhos de Húrin e por último o Contos Inacabados.

Contos Inacabados como quase todas as leituras de Tolkien é um livro que carrega informações de alguns livros anteriores a ele. Ou seja, você ávido leitor, precisa saber muita coisa importante sobre as obra de Tolkien. Portanto é muito aconselhado que se você ainda não passou por obras anteriores a ele (Contos) de forma alguma lhe é aconselhado se quer abrir suas páginas. Esta pessoa que vos fala teve alguns contratempos, pois apesar de ter lido muita coisa anterior a esta obra EU NÃO LI O SENHOR DOS ANÉIS!

É quase vergonhoso falar isso. E pra não dizer que não sabia nada sobre O Senhor dos Anéis assisti a trilogia ignorando por completo os livros. Tolkien é muito, mais muito mais além que a indústria cinematográfica pensou ser sua obra. A representação que o cinema mostra é apenas um pedaço do grandioso universo que Tolkien pensou e deixou para nós. Ela é grandiosa, complexa e completamente extraordinária.

Contos inacabados vêm como forma de compendio que traz detalhes de narrativas citadas em outras obras formando a cronologia das quatro eras existentes em suas obras. Lendo suas biografias entendemos um pouco como era a mente efervescente do Tolkien. Suas ideias, suas centenas de textos e como foi a construção de tantos povos que habitaram a Terra Média bem como Valinor, Númenor, e outras terras são de uma magnitude sem tamanho.

beren_and_luthien

Beren e Lúthien

Vamos agora aos fatos! Nesse período em que compilava seus textos Tolkien veio a falecer e os contos tiveram que ser publicados por seu filho, Christopher Tolkien, que se esmerou para tornar essa publicação dos Contos Inacabados possível. Há quem fale que a magia foi perdida ou até mesmo modificada. Sou do lado otimista e acho que ter colocados os manuscritos em uma ordem que pudessem transformar essa pilha de papéis em obra é por parte de muita valia e muito importante para nós, fãs.

O livro em si é dividido em quatro arcos, ou seja, quatro “Eras”. São contos escritos em períodos diferentes e independentes, mas que seguem uma sequência lógica. O primeiro da Primeira Era mostra a chegada de Tuor, avô de Elrond a Gondolin que encontra o Valar da água (os Valar são criaturas introduzidas em O Silmarillion, e fizeram parte da criação da Terra Média).

rosto tolkien

J.R.R. Tolkien

Na Segunda Era, temos descrições mais claras da ilha de Númenor, que não é muito citada nas outras obras de Tolkien, mas não menos importante. E nos outros arcos temos várias outras histórias, como as dos Istari, os famosos magos que habitam a Terra Média, como Gandalf. Temos ainda nessa Era Galadriel e Celeborn e o poder que ambos têm mostrado nas diversas páginas e a forma de como os dois chegaram à Terra Média e conquistaram seus poderes.

Na terceira Era teremos outros contos importantes que acabam preenchendo as lacunas que às vezes ficam sem respostas em outras obras, pois além de informações obtidas no texto corrente o autor recheou o livro com dezenas de notas descrevendo claramente onde as histórias lidas ali podem ser encontradas. O que só estabelece maior sentido entre elas, uma vez que as próprias são histórias inacabadas. Ao contrário de outras pessoas que torcem o nariz para notas, apêndices e rodapés eu sou muito atencioso e grato quanto a isso. Muitas vezes (sempre) são as notas que trazem luz para o trecho não compreendido trazendo seu entendimento e em se tratando de Tolkien onde temos bilhões de nomes de lugares e personagens uma notinha explicativa surge como bálsamo.

christopher-tolkien

Christopher Tolkien

 

Espero que nos próximos meses eu consiga ler a trilogia do Senhor dos Anéis e quem sabe reler os Contos Inacabados com olhos bem mais hábeis. Obrigado por mais uma leitura e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s