Resenha: Carlota Joaquina – A Rainha Devassa (João Felício dos Santos)

capa carlota

Fala galera!

Hoje a resenha será do livro Carlota Joaquina – A Rainha devassa. E para entendermos um pouco sobre essa personagem vamos voltar um pouco alguns anos e exemplificar o surgimento dela. Em 1807 Napoleão invadia Portugal e o príncipe rei D. João, depois João VI, ainda regente de Portugal porque sua mãe a rainha havia pirado na batatinha (ela enlouquece), decide abandonar o país e fogem para esta terra tão hospitaleira que é o nosso Brasil.

Claro que uma partida tão inesperada (com medo de Napoleão) não poderia ser tão auspiciosa, pois uma viagem que demandava tantos dias não dependia apenas de um grande navio (nesse caso vários navios), mas também de organização, planos de viagens e tudo mais. Mas como não havia escolha e a fuga precisava ser mais rápida D. João sem pensar nas consequências enfia praticamente todo o seu reinado dentro de navios, ou seja, “vamos usar todos os navios disponíveis do ancoradouro do Tejo”. Uuhuuu, #partiuvidaloca.

Chegando ao Brasil, a primeira parada foi na Bahia, lá aconteceram muitas coisas que não eram do agrado real e em particular da própria Carlota Joaquina de Bourbon. Entre amores e desafetos, abandonam a Bahia e vão para o Rio de Janeiro estabelecer nova moradia. Ela que era filha dos futuros reis de Espanha, o infante D. Carlos e Maria Luísa de Parma, Carlota era desbocada, sem qualquer compostura moral e que trazia além de seus amantes muito desgosto para seu marido foi afilhada nos bruxedos e feitiçarias do celebre conde de Cagliostro, José Bálsamo.

carlota rosto

A forma literária dos anos em que a Família Real permaneceu no Brasil trazido através da figura da esposa de D. João VI, de linguagem simples e saborosa, mostra todas as particularidades de uma das mais controversas personagens da história nacional. Carlota era dotada de profunda personalidade: inteligente e culta, corajosa e sagaz, conhecedora de diversas línguas e influente nas decisões de D. João. Por outro lado, era uma mulher terrivelmente infiel (tendo aventuras tanto com homens da nobreza quanto com criados), injusta, inescrupulosa, feia e pouquíssima asseada.

João Felício narra de 1908 a 1821, toda essa teia de intrigas e traições, mas também diversão e alguma política, da idiossincrática rotina brasileira da rainha que, ao voltar a Portugal, para não contaminar o solo da metrópole com a poeira daquela colônia, atirou suas sandálias ao mar. As narrativas de João Felício são sempre muito claras e fluentes, motivos pelos quais seus livros costumam ter futuro cinematográfico: enquanto Xica da Silva foi adaptado por Cacá Diegues num dos mais famosos filmes brasileiros das últimas décadas, o não menos clássico Carlota Joaquina, dirigido por Carla Camurati, certamente teve como inspiração a criação do autor.

Carlota Joaquina – A rainha devassa é o segundo de uma série de livros sobre importantes personagens históricos brasileiros, assinada por João Felício dos Santos e editada pela José Olympio, que vem resgatando a obra deste prestigiado autor. O primeiro foi Xica da Silva; Anita Garibaldi entre outros. Fica a dica pra quem gosta de história e o melhor, contadas de forma prazerosa e que faz parte da história do Brasil. 

joao-felicio-santos-01

João Felício dos Santos

Curiosidade:

João Felício dos Santos (Mendes, 14 de março de 1911 — Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 de junho de 1989) foi um escritor brasileiro, especializado em história brasileira e sobrinho do renomado historiador Joaquim Felício dos Santos. Em 14 de março desse ano de 2018, o escritor João Felicio dos Santos estaria completando cento e sete anos.  

Obrigado por mais uma leitura! Até a próxima!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s