Resenha: Vocação para o Mal (Robert Galbraith)

capa vocação.jpg

Fala pessoas que apreciam a boa arte da leitura! É quase um evento quando é chegado o momento de ler mais um livro dessa série. Primeiro  pela a espera do próximo que está por vir e segundo quando estamos lendo ele de fato, claro. Neste terceiro livro do nosso detetive carrancudo, tenho a feliz constatação de que a série tem um futuro muito promissor (desculpem aos que não acham!).

Esse livro faz parte dos 12 livros para 2017. Parecia ser mais um dia normal para a parceira de Cormoran, Robin Ellacott, até que chega as suas mãos um pacote endereçado a ela. Sem saber do que se trata ela abre o embrulho e para seu horror, o conteúdo não é nada agradável. Ela recebeu uma perna decepada. Cormoran Strike entra em várias deduções do que realmente possa a ser aquele aviso.  Reunindo alguns fatos ocorridos ao seu passado Cormoran imediatamente pensa em quatro possíveis pessoas que poderiam estar envolvidas com o envio da perna e por conhecer o grau de perigo que cada um representa.

Conhecendo um pouco a dinâmica dos livros e o fio condutor deles a resposta que esperamos sobre a trama tende a nos surpreender cada vez mais. É fato que o autor por sua vez descaracteriza o papel do detetive padrão que encontramos em muitos livros de suspense policial e nos revela a cada página o esqueleto que compõe este novo tipo de detetive e por sua vez também personagens como a sua parceira Robin. Esta por sua vez, está prestes a se casar (será?) e se tornando indispensável à trama, tendo verdadeiro papel de destaque. Ela vive num relacionamento conturbado com Matthew que diferente dela não gosta nem um pouco de Strike e do seu relacionamento com Robin sendo patrão e funcionária. Robin decididamente nesta altura do campeonato mostra-se cada vez mais ser uma detetive do que a assistente dos dois últimos livros.

Começa aí a corrida contra o tempo para descobrir quem é a mente assassina que esta por trás desse crime e outros que acontecerão durante todo o livro. Tendo em mente que as pessoas do passado de Strike estão envolvidas com o pacote deixado a Robin, a trama nos leva a querer saber de um motivo e sim a solucionar a identidade do criminoso. E isso vai se desenrolando a cada página virada e as pessoas vão sendo descartadas até sobrar apenas o verdadeiro suspeito.

Temos como sempre um narrador em terceira pessoa, onde sabemos tudo o que está se passando… Visão Robin, Strike e outros personagens, inclusive a mente assassina por trás dos crimes.

jk segurando

Robert Galbraith é pseudônimo de J.K. Rowling

Não, não se trata de temas de uma novela da Glória Peres, mas os temas que encontramos dentro desse livro são absurdamente existentes. Temos casos de estupro, pedofilia, relações abusivas e casos patológicos de distúrbios psicológicos. A presença de “Transtorno de Identidade da Integridade Corporal” no qual as pessoas sentem necessidade de amputar membros do próprio corpo e acreditam estarem no corpo errado. Chocante mesmo!

Espero que tenham gostado e até a próxima galera!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s