Resenha: Os irmãos Karamázov (Fiódor Dostoiévski)

capaSeguindo a mesma linha de romance do mês de Julho quando foi resenhado Crime e Castigo, Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski traz para nós o personagem Fiódor Karamázov, um sujeito não muito agradável, que leva uma vida de libertinagem, e de vários casamentos. Em seu primeiro casamento teve um filho chamado Dmitri (Mítia), ficou viúvo e recebeu boa herança da esposa, mas largou o filho, que foi cuidado pelo empregado. Casou-se a segunda vez, teve dois filhos, Ivan e Aliócha, e por motivos maiores entregou-os novamente aos cuidados dos empregados.

Existem dentro do histórico de vida Fiódor, suspeitas de que ele tenha engravidado uma moça com problemas mentais, mas ela é muda e morreu de parto no quintal de Karamázov. Esse quarto provável filho também é cuidado pelo criado e se torna lacaio e cozinheiro de Karamázov. Cada filho seguiu o rumo que a vida proporcionou-lhes.

Mítia, o filho mais velho, tenente reformado; Ivan é um intelectual ateu; Aliócha de contrapartida é um religioso, mora num mosteiro e tem como guia espiritual o padre Zózima, seguidor de uma ordem religiosa muito criticada; Smirdiákov, o provável quarto filho é uma criatura má e revoltada com sua origem incerta e de miséria.
dosto

Diante da atual conjuntura da trama o pai é uma figura que leva pra si a imagem de amor e ódio entre os filhos. Tendo os quatros razões de sobra para mata-lo, porém Mítia deixa claro pra quem quisesse ouvir que faria isso, pois Fiódor (seu pai) está interessado na mulher que ele, Mítia, está perdidamente apaixonado e também porque o pai foi desonesto com ele na partilha da herança de sua mãe. Sem mais nem menos, o velho é violentamente assassinado e as suspeitas recaem sobre Mítia, mas será que realmente foi ele?

Apesar de ter feito um resumo bem sucinto do livro podemos ter um apanhado geral do que poderemos encontrar nesta obra. Não tomarei partido sobre os dois clássicos que li deste autor, pois ambos me agradaram da mesma forma.
Deixem seus comentários, e espero que tenham gostado. Abraço galera!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s