Resenha: As cartas de J.R.R Tolkien (Humphrey Carpenter)

capaEste livro reúne uma compilação extraordinária de cartas escritas por J. R.R. Tolkien (John Ronald Reuel Tolkien) e foi resultado de anos de trabalho, organização, seleção e dedicação de seu biógrafo Humphrey Carpenter com a assistência é claro do filho de Tolkien, Christopher Tolkien. Este trabalho nos mostra um pouco de como era o dia a dia do autor e consegue permear alguns momentos decisivos na feitura e resultados de grandes trabalhos dele como em O Hobbit, O senhor dos anéis entre outros.

Sem sombra de dúvidas o leitor fica impressionado como Tolkien era extremamente organizado, mesmo ele tendo sua agenda pessoal lotada de compromissos. Pois assim como seu ofício de escritor Tolkien tinha um trabalho dentro da Universidade de Oxford na Inglaterra com professor linguista. Esta obra contempla 354 cartas com teor explicativo e notas de rodapé que facilita muito o entendimento.

Nas cartas Tolkien envolve assuntos de sua vida, seu trabalho e principalmente sobre a Terra Média. O leitor descobrirá o quanto foi envolvente e árduo o caminho traçado por Tolkien. As dificuldades em publicar seus livros, a questão das traduções e volta e meia a troca de cartas com leitores tão frequente na vida dele. Ainda poderemos ler trechos memoráveis de como foi fazer O Senhor dos Anéis e a ligação do Hobbit com toda a trama.

John Ronald Reuel Tolkien (1892-1973) foi linguista, professor e escritor. Apesar de seu trabalho acadêmico ser reconhecido como de grande importância, foi a literatura que o consagrou. Entre suas obras, O Senhor dos Anéis e o Hobbit se destacam tanto pelo sucesso entre os leitores como pela grande influencia que exerceram em uma série de escritores, sejam eles de Fantasia ou de outros gêneros.

John Ronald Reuel Tolkien ( 1892 - 1973) the South African-born philologist and author of 'The Hobbit' and 'The Lord Of The Rings'.  Original Publication: Picture Post - 8464 - Professor J R R Tolkien - unpub.  Original Publication: People Disc - HM0232   (Photo by Haywood Magee/Getty Images)

Espero que tenham gostado… E se ainda não leu, corre pra ler. Não sei vocês, mas é muito bom saber detalhes dos autores que gostamos. Posso dizer que às vezes mesmo não conhecendo determinado autor, esse tipo de material deixa a gente bem curioso e com vontade de conhecer toda a obra. Obrigado e até mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s