Top 5: livros que gostei de ler em 2015 e Feliz Ano Novo!!!

Oi galera, beleza?

Deixei para (quase) o último dia do ano o Top 5. Neste post teremos os cinco livros que mais gostei neste ano de 2015. Claro que quero saber a opinião de vocês e também gostaria de saber quais foram os melhores livros que vocês leram neste ano. Confesso que foi um pouco difícil classifica-los, pois li muitos livros este ano e sempre acho que poderia ter lido mais… Eles serão colocados em ordem de leitura e terão os links para facilitar a busca da resenha e tudo mais, fique a vontade para opinar, ok? Abaixo segue o Top 5 e o link para resenha aqui no blog.

  1. O bicho da seda (Título original: The Silkworm) Robert Galbraith:120835694_1GGlançado em Junho de 2014, a série investigativa da autora J. K. Rowling já é um fenômeno. Seu primeiro livro intitulado O chamado do Cuco que também está resenhado aqui no blog foi o estopim desse grande sucesso. Os tablóides ingleses disseram que Rowling usou o pseudônimo Robert Galbraith por puro marketing, mas foi uma aposta boa, pois mesmo sem ter certeza quem realmente era este autor teve no inicio da série uma vendagem significativa. Acho que ela quis mesmo provar é que apesar de ter um nome diferente o conteúdo era de excelente qualidade. Eu amo a série e já estou aguardando o lançamento do terceiro.
  2. 1984 (George Orwell): 1984Este clássico da literatura mundial teve sua primeira publicação no ano de 1949, ganhou o Prêmio Prometheus e até hoje é um sucesso garantido e que apesar do ano de sua publicação o livro tem uma história bem atual. Em 1984 Orwell relata uma sociedade distópica onde retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo. O livro mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. Eric Artur Blair (25/06/1903) nasceu em Motihari, Bihar (Índia britânica) e adotou o pseudônimo George Orwell. O autor faleceu em 1950.
  3. A máquina de contar histórias (Maurício Gomyde): a-maquina-de-contar-historias-capa3.jpg.1000x1353_q85_cropConta a história de um famoso autor chamado Vinícius Becker que vive em meio as suas grandes paixões, sua carreira e sua família, sem perceber que esta última já está tão degradada pela primeira, Vinícius entra num beco sem saída. O lançamento do seu best-seller era para ser o dia mais feliz de sua vida, mas ele recebe a notícia que sua esposa morreu num quarto de hospital. Suas filhas o culpam por estar tão ausente e de dar mais valor a sua carreira do que sua família. Numa busca incessante para recuperar o amor e a confiança de suas filhas Vinícius envereda por caminhos que nem ele mesmo aposta ser o mais correto. Um livro curto, simples de coração e com uma grande mensagem. Maurício Gomyde é paulista nascido no dia 26 de Maio de 1971, tem quatro livros lançados de forma independente (O mundo de vidro, Ainda não te disse nada, O rosto que precede o sonho, e dias melhores pra sempre)… Nesta fase atual lançou A máquina de contar histórias e Surpreendente. Próximo da fila a ser lido por mim será Surpreendente.
  4. O Tempo e o Vento (Erico Verissimo):o tempo e o venrto O Tempo e o Vento é uma série literária do escritor Erico Verissimo que foi dividida em O Continente I e II, O Retrato I e II e O Arquipélago I, II e III. Erico traz neste grande romance parte da história do Brasil vista a partir do Sul, da ocupação do “continente de São Pedro” nos períodos compreendidos entre 1745 até 1945 (Estado Novo). Juntamente com isto temos a formação e a trajetória da família Terra Cambará que serve como base nesta obra considerada a mais completa e definitiva do estado do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil.

Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta no Rio Grande do Sul no dia 17 de Dezembro de 1905 e faleceu em 1975 com 69 anos. Erico era escritor, tradutor e ganhou prêmios como Machado de Assis (1953) e o Jabuti (1965). Erico era conhecido por seu estilo simples de escrita e de contar histórias. Além de vários títulos de livros publicados Erico começou a escrever O Tempo e o Vento em 1947 e depois de quinze anos e com um pouco mais de duas mil páginas ele decidiu transformar sua obra em uma trilogia.  Na minha opinião ele foi e continua sendo o maior escritor que já li na vida e acho difícil ter alguém que o substitua.

  1. As crônicas de Artur (Bernard Cornwell):box legal artur A trilogia relata o lendário Rei Artur mesclando ficção histórica e mitologia Arturiana. Temos como narrador Derfel Cadarn, um saxão adotado por Merlin, o maior dos druidas. Derfel torna-se guerreiro e um dos melhores aliados de Artur e juntos travaram as melhores batalhas contra os saxões. Temos como pano de fundo um Britânia cheia de disputas internas de poder entre a religião Druida e a chegada do Cristianismo. Bernard Cornwell nasceu em Londres no dia 23 de Fevereiro de 1944. Já escreveu diversos livros, séries e atualmente tem mais de 40 publicações com traduções para mais de 16 idiomas. Cornwell adora escrever sobre a Inglaterra e muito dos seus romances tem pano de fundo a Inglaterra. Comecei a ler as obras desse autor este ano e pretendo ler tudo dele. Ele é fantástico!!!

p.s: Agora abrindo um grande parêntese, pois sei que o Top 5 são para os cinco melhores livros lido este ano, sempre temos aqueles que não cabem na lista mas a gente acaba encaixando, rsrs… Sim tenho mais dois para indicar que é o Caixa de pássaros (Josh Malerman) e A lista negra (Jennifer Brown). Lembrando que todos estes livros já foram resenhados aqui no blog. Obrigado por tirarem um tempinho pra prestigiar o blog galera, Desejo um Feliz Ano Novo pra todos vocês, um ano cheio de saúde e leitura à todos. Até 2016… 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s