Resenha HQ: Tintim no País dos Sovietes (As aventuras de Tintim – Hergé)

270238Vamos resenhar hoje o primeiro álbum do que iria se tornar a sequencia de As Aventuras de Tintim. Já em suas primeiras páginas assim como sua capa, temos uma arte não tão refinada e limpa em detalhes e cores quanto estamos acostumados a ver de. A obra em si, traz figuras sem finalizações de corpo e proporção, cenários são croquis cem por cento em branco e preto.

tirinha1

Entre tantos pontos que poderiam ser negativos a sua obra, Hergé tem sempre sacadas de gênio. Neste por exemplo Tintim e seu fiel amigo Milu (o cachorro) são enviados para a União Soviética, e lá nossos amigos são vitimados por atentados e por confrontos. O foco desta história é Berlim e principalmente uma “Rússia soviética genérica”, com toda sua neve, cheia de masmorras, prisões e campos.  Eles partem de Bruxelas e seu trem sofre um atentado e explode a caminho de Moscou por um agente secreto da OGPU, polícia soviética. Sendo sobrevivente, Tintim é acusado pelas autoridades de Berlim pelo estardalhaço causado. Tintim é levado preso, mas consegue escapar.

tirinha2

Como um grande observador Tintim atenta que a eleição que esta ocorrendo no país as pessoas são obrigadas a votar no partido comunista, as fábricas não são tão produtivas quanto parecem, pois trata-se de uma farsa dos sovietes, e o pior de tudo, as autoridades o país maltratam crianças famintas. Tintim é preso por ajudar as vítimas da ditadura. Ele foge novamente e mais uma vez se depara com outras barbaridades onde envolvem StalinLenin e Trotsky.

Já em sua busca incessante de fugir da Rússia e denunciar aquelas atrocidades, Tintim se depara novamente com os agentes da OGPU. Ele retorna à Bélgica e é recebido com grande agradecimento por todos, que o aguarda na Grand Place de Bruxelas.

Espero que tenham gostado dessa resenha… Até a próxima!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s