Resenha: Vida Social no Brasil nos meados do séc. XIX (Gilberto Freyre)

capa vida socialPartindo um pouco para uma história mais acadêmica no intuito de compreender um pouco mais sobre o desenvolvimento das sociedades, fui buscar em Gilberto freyre algumas

respostas sobre este tipo de formação. No livro ‘Vida social no Brasil nos meados do século XIX’, Freyre traça grandes ideias, ou mesmo pequenos esboços dos principais ingredientes que fariam parte de seu ‘Casa-grande & senzala’, assim como, suas reflexões posteriores, como a predominância do patriarcalismo tanto em áreas rurais quanto urbanas, o alto grau de miscigenação da população brasileira, a forte presença da Igreja católica no cotidiano e a concentração do poder político e econômico nas mãos de uma elite.

E é com este pequeno livro que ele segue apontando aspectos e temáticas que serviriam mas tarde para seu novo livro. aspectos da culinária, o vestuário e as condições de saúde e de higiene do povo brasileiro são visitados por ele, numa abordagem teórico-metodológica, que o distancia da história factual e o aproxima da história do cotidiano.

rosto Gilberto FreyreToda este preparo e elaboração do livro foi adquirido a partir de pesquisas em materiais de outros expedicionários que em busca de conhecimento territorial deixaram seus manuscritos e vivencias anotados. Para elaborar a reconstituição histórica da vida social no Brasil nos meados do século XIX, o autor utilizou-se também de livros de viajantes estrangeiros, anúncios de jornais da época e arquivos pessoais de famílias tradicionais do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Bahia. Além disso, o leitor deste livro notará que seu autor possui uma relação íntima com o passado que é objeto de sua análise.

Sem dúvida alguma uma grande obra que é de grande ajuda para quem deseja saber um pouco mais desse nosso Brasil…

Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s