Resenha: Esaú e Jacó (Machado de Assis)

capa esaúPublicado em 1904, “Esaú e Jacó” é o penúltimo romance escrito por Machado de Assis e narra a história de Pedro e Paulo, irmãos gêmeos nascidos em 1870 e que antes mesmo de nascerem já haviam brigado.

Após a visita a uma cabocla, a mãe dos gêmeos, Dona Natividade, fica sabendo de alguns possíveis acontecimentos que viriam a acontecer ao decorrer das vidas dos mesmos. Natividade entrega uma foto e os cabelos dos meninos. Vendo a aflição da mãe, a cabocla lhe afirma que eles brigaram no passado, no ventre, mas serão grandes homens e apesar da insistência da mãe para maiores detalhes, ela apenas afirma que serão cousas futuras.
Mas como teria sido possível? Esaú e Jacó brigaram no seio materno, isso é verdade. Conhece-se a causa doconflito. Quanto a outros, dado que briguem também, tudo está sem saber a causa do conflito, e não a sabendo, porque a Providência a esconde da notícia humana… Se fosse uma causa espiritual, por exemplo…Os rapazes crescem robustos e fortes, mas a diferença de personalidades e opiniões continuaram grandes, principalmente quando o assunto é política.frases machados

Natividade preocupada com o futuro dos filhos pede para o Conselheiro Aires, um grande amigo que nutria por ela certa paixão, que ajude os gêmeos a se aproximarem. Arelação entre os irmãos começa a melhorar e os conflitos começam a diminuir,principalmente com a mudança de Paulo para São Paulo para cursar Direito e apermanência de Pedro no Rio de Janeiro para cursar medicina. Neste período, as relações entre a família de dona Natividade os Santos, e dos Batistasacabam se estreitando. Flora, filha de Dona Perpétua e Batista que aparece na trama, torna-se uma espécie de elo entre os rapazes. Aparentemente Flora via Pedro e Paulocomo uma só pessoa e não demonstrava nenhuma preferência. Mas de uma hora paraoutra Flora adoece e Dona Natividade também e com este acontecimento a vida dosrapazes muda.rosto machado de assis

É muito relativo à percepção dos fatos que as pessoas tentam observar quando leem alguma obra de Machado de Assis, nesta a participação do Conselheiro Aires fica bem esclarecida quando ele além de personagem é também narrador, passando a dar opiniões e a de ser um grande entendedor de varias coisas o que o torna um ser onipresente. Os personagens Pedro e Paulo nada mais é que uma alusão a antigos personagens que fizeram parte da história do mundo, comoCaim e Abel, extraindo deles as desavenças; Esaú e Jacó, que deu título ao livro entre outros. Os gêmeos Pedro e Paulorepresentavam a disputa entre o Império e a República.

Longe de mim ser a última palavra ao descrever o livro acima, porém sem dúvida alguma é uma grande obra e envolve diversos conflitos, questionamentos e mais que isso, a obra é acima de tudo muito atual. Espero que tenham gostado e até a próxima!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s