Universo Hergé – Parte 3

assin. hergé

Hoje dentro do universo Hergé, apresentaremos Quick e Flupke que assim como o personagem Tintim, também faz parte da criação do quadrinista belga. As diabruras de Quick e Flupke, lançada pela Globo LivrosGraphics traz para o público brasileiro uma das mais preciosas produções de um dos mais influentes mestres em quadrinhos da Europa. Este volume inicial foi lançado em cores e traz temas completos assim como seus personagens, lançados em onze álbuns avulsos entre 1949 e 1969 .
capa.pdfA primeira diabrura de Quick e Flupke veio a público em janeiro de 1930, no Le Petit Vingtième, suplemento infantil semanal do jornal belga Le Vingtième Siècle. Segundo relatos, ao voltar ao trabalho depois de tirar férias, Hergé foi surpreendido por uma “pegadinha” dos colegas de redação, que, sem avisar, haviam anunciado publicamente que ele lançaria uma inédita série de quadrinhos. Com poucos dias para dar conta do recado, Hergé mesclou reminiscências infantis com influências do cinema e dos cartuns norte-americanos para dar vida a dois garotos às voltas com confusões nas ruas da Bruxelas dos anos 1930.

Com apenas um pequeno espaço de duas páginas por semana, Hergé elaborou a partir desse desafio, narrativas cômicas que, além do primor da concisão, fez emergir em suas páginas a atmosfera única dentro do universo das crianças. O trapalhão (e um tanto azarado) Quick e seu travesso parceiro Flupke conquistaram de imediato os leitores, ao introduzir altas doses de nonsensee bagunça num mundo organizado por adultos – como o vigilante Agente nº 15, um policial com ares chaplinianos que vive implicando com os garotos. Ao longo de uma década, foram mais de trezentas histórias publicadas.
DiabrurasQuickFlupke 2

Sem abandonar seu traço limpo e tão característico de seu estilo gráfico, Hergé que seria chamado de ligne claire (linha clara), já era marcante em toda a série, originalmente concebida em preto e branco. Só então após a Segunda Guerra Mundial, as desventuras de Quick e Flupke foram coloridas e compiladas em álbuns, tornando-se populares para além da Bélgica, em outros países de língua francesa. As tramas da dupla serviram como base, ainda, para uma série de desenho animado para a TV, na década de 1980.

Sem sombra de dúvidas são HQ’s super divertidas… Espero que tenham gostado e até a próxima galera! 🙂

Deixe um comentário