Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperanças

Resenha: Trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games)

Bem como posso começar? Basicamente esta leitura foi de certa forma uma maratona, pois fui tentado a ler os três volumes da trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games). Posso dizer que tirei de letra (sem falsa modesta). Confesso que estou correndo agora para ver os dois primeiros filmes e sair correndo para assistir terceiro filme – mas não o último! – isso mesmo, o último livro foi dividido em dois filmes, com estreia ainda hoje.

Vamos ao que interessa então?!

Trilogia Jogos Vorazes (The Hunger Games)

PRIMEIRO LIVRO – JOGOS VORAZES

Jogos Vorazes - Toldo

O primeiro grande esboço que gostaria de comentar é de como o livro foi contextualizado. Jogos Vorazes é uma distopia e como toda distopia seu carro chefe é a forma como o ser humano é manipulado pelo governo e autoridades em geral, uma sociedade controlada e cheia de desigualdades. O segundo esboço seria as divisões distritais que o livro enfoca e sobre os personagens principais e secundários.

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Como toda Nação ela tem as suas divisões territoriais e como não podia deixar de ser, tem também um chefe maior. Panem é dividida em 13 distritos e após uma rebelião provocada contra a capital pelo distrito treze ele acaba sendo extinto, sobrando apenas doze distritos mais a capital. Cada distrito tem a sua função a cumprir, ou seja, o sistema acontece dessa forma: os distritos são obrigados a mandar para capital tudo o que eles cultivam pedras preciosas, minérios, frutas, legumes etc.

Com a extinção do distrito 13 a Capital deu início aos Jogos Vorazes, um Reality Show onde a cada ano a capital seleciona através de um sorteio dois jovens de cada distrito, um masculino e um feminino, chamados de tributos para se enfrentarem dentro de uma arena até que dos vinte e quatro participantes sobre apenas um. O que não deixa de ser uma forma de a Capital impor sua autoridade, lembrando a todos que a capital não dorme em serviço. O distrito 12 que é o mais pobre vive Katniss Everdeen, personagem principal da trilogia. Uma garota que para não ver sua irmã caçula Prim, ir aos jogos se dispõe como tributo.

Incrível quando ao ler um livro distópico é que vemos o quanto vivemos num mundo distópico, onde constantemente somos manipulados, vivendo sempre abaixo do poder do governo. O regime de sobrevivência detalhado no livro é um exemplo disso tudo, opressão total. Outros personagens que não podemos deixar de falar são Gale o melhor amigo/amor de Katniss, Peeta Mellark que foi oferecido como tributo, ambos do distrito 12, sem falar de sua mãe e de seu mentor nos Jogos, Raimitch.

SEGUNDO LIVRO – EM CHAMAS

Evitando spoiller –

Em Chamas - Toldo

Após viver todos os conflitos nos Jogos Vorazes, Katniss se vê lançada a um novo desafio, o pior de todos os seus pesadelos. Ela agora terá de provar que precisa ser sagaz por mais uma vez. O segundo livro consegue extrair ao máximo as aflições de quem o lê. Diante do improvável os personagens se veem entrelaçados em uma rede ainda maior de perigos, medos, romance e que deixa o nosso coração pela boca a cada capítulo.

Após vencerem a 74ª edição dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e Peeta Mellark voltam para o Distrito 12, onde passam a viver na Aldeia dos Vitoriosos. No dia em que os dois vão começar uma turnê feita anualmente pelos vencedores, Katniss é visitada pelo Presidente Snow, que comanda Panem; ele a alerta que ela está em perigo por ter quebrado as regras dos Jogos causando com isso não apenas um vencedor e sim dois ela e Peeta, desafiando as leis da Capital e provocando o início de muitas revoltas nos distritos. Para evitar que suas famílias e as pessoas que amam sejam punidas, Katniss e Peeta precisam convencer toda a população de Panem de que o único motivo de não terem tentado vencer os Jogos sozinhos foi porque estavam apaixonados um pelo outro.

TERCEIRO LIVRO – A ESPERANÇA

A Esperança - Toldo

Evitando spoiler:

Katniss, Finnick e Beete são retirados da arena e enviados para o Distrito 13, que realmente existe e está liderando a rebelião. O destrito é governado pela presidenta Alma Coin. Katniss recebe a proposta para ser o Tordo, ou seja, uma pessoa responsável e símbolo da revolução. Começa aí um desencadeamento de filmagens e fotografias com o intuito de criar uma imagem para a revolução e o aparecimento do Distrito 13 que todos pensavam ter sido banido do mapa. Beete um dos resgatados do Torneio Quaternário começa a projetar armas para a revolução. No Distrito 13, Katniss reencontra toda sua família e ela e Gale iniciam seus treinamentos para o exército rebelde, entrando em combate pela primeira vez no Distrito 8, após a Capital bombardear um hospital cheio de rebeldes feridos. Realmente a coisa toda começa a ter grandes reviravoltas neste ponto.

Longe de todos e de tudo, Katnis avança ainda mais em seu desejo, Tomar a capital (Presidente Snow). Após juntar-se com as forças rebeldes Katnis e seus amigos prometem incendiar os episódios finais dessa trilogia. Embora não tenha avançado muito em explicações, acredito que o resumo geral já dá pra levar um pouco de vontade pela leitura pela série.

Notas e opniões:

Triologia Jogos Vorazes

Sobre notas gostaria de resumir que gostei muito da trilogia. O primeiro foi bom, o segundo excelente e o terceiro não teve um final tão esperado, mas ta valendo! Vamos ver o que o cinema nos guarda. Obrigado galera, dessa vez demorei um pouco mais em relação ao espaço de tempo da ultima resenha para esta, mas assim é a vida.

Próxima Resenha ta chegando!!! O Hobbit

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s