Resenha: O Chamado do Cuco

Oi pessoal, muito bom estar aqui novamente!

Livro: O Chamado do Cuco


Realmente este livro me surpreendeu. Depois de Harry Potter eu não havia lido mais nada de J.K Rowling mesmo sabendo que ela já havia lançado anteriormente o Morte Súbita e mesmo estando desatualizado sobre este que lhe falei (Morte Súbita), decidi ler primeiramente O Chamado do Cuco. O livro foi lançado com o Pseudônimo Robert Galbraith e logo depois foi descoberto que a autora seria J.K Rowling. Bem não sabemos se foi estratégia de marketing ou a autora queria realmente dar personalidade diferente ao livro. Mas o que se sabe é que o livro não teve uma vendagem tão boa antes da descoberta. Pois bem, li e não me arrependi! O livro é fantástico, os personagens são geniais e desenrolar da trama é fluido. Não sei se é legal fazer comparações, mas dos últimos livros que li há pouco tempo este foi o que mais me deu prazer foi uma leitura rápida, dinâmica e você não consegue se desgrudar dele.

Vamos lá então! Tudo começa com a morte de uma grande modelo internacional que ninguém sabe ao certo se ela se suicidou ou se ela teria sido assassinada. Diante deste fato e dessa incógnita o irmão da modelo John Bristow, procura a ajuda de um detetive, Cormoran Strike um sujeito de 35 anos, ex-militar e que está passando por problemas familiar e financeiro. Divorciado e sem grana, Strike só têm como cliente uma velha senhora que o contrata para descobrir se o seu marido a está traindo. Strike sempre depende dos serviços de uma agência de R.H que regularmente manda para ele secretárias temporárias. Numa dessas ocasiões Robim uma jovem promissora e aspirante ao cargo é enviada para o escritório dele para ficar por duas semanas. Querendo sair dessa situação Strike se vê tentado a aceitar a oferta de John. Agora diante do caso, Strike começa a refazer os últimos passos da modelo interrogando as pessoas que estiveram com ela dias antes dela morrer, um a um.

A trama tem um toque bem contemporâneo e traz como pano de fundo a fama, o sucesso, o uso de drogas, o mundo da moda, rappers e a pegada extraordinária do suspense. Muito bom o modo com que a história vai se desenrolando. O tempo todo o livro vai soltando detalhes que você realmente acha que está vivendo aquilo. É perfeita a forma que o autor (eu prefiro imaginar que seja Robert Galbraith) oferece a trama para o leitor. O que dizer dos personagens? Os personagens são de uma riqueza de detalhes tão grande que é difícil não se apaixonar, sem falar na descrição das ruas, becos e pubs de Londres. Cormmoran Strike depois de Hercule Poirot já é um dos meus preferidos. Robim a secretária, é sagaz, de atitude, é sensacional e traz consigo um carisma surpreendente. Poderia ficar aqui por horas falando do livro, mas vou me conter.

É muito bom quando a gente encontra um livro que prende a atenção e ao mesmo tempo é triste quando ele finaliza. Não sei se é verídico, porém ouvi rumores que haveria um segundo livro (continuação?) que faria parte desta trama. Espero que tenha outros e outros.

Não deixem de ler O Chamado do Cuco galera, realmente é muito bom!

Informativo: Já estou lendo outro livro (O Sobrevivente). Esta semana postarei a resenha dele.

Estou em dúvidas quanto ao de Shakespeare. Sugestão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s